OUTRA LUZ TE LEVA PELO BRAÇO, MÃE

todas as curvaturas sendo apenas um traço teu

Ficam comigo e com muita gente mais a tua candura e o teu silêncio cheio de fervor nos dias chuvosos, no tempero escorrendo pelas fibras do talharim, no queixo de uma filha tão esperta quanto o ‘loro’ da vizinhança, sempre agarrado ao barulho mais comum das casas, sim,

ficam comigo os teus anseios, aquelas jóias sempre caindo da tua testa cheia de rubis, esmeraldas, turmalinas e diamantes, cheia daquilo a que todos nós nos acostumamos chamar de suor, pois eram jóias as tuas gotas de suor e as lágrimas que tu vertias nas madrugadas em que te levantavas

para dar-nos outro beijo e ajeitar-nos o cobertor, eram jóias inenarráveis todas aquelas estrelas que tu fazias nos biscoitos, aquela tua fala toda bordada com um tipo de material jamais pressentido pelos pobres deuses e deusas, e assim os anos iam moldando os nossos haveres

e deveres, e tu sempre a mesma: severa, mas era a mais pura mentira aquela tua severidade quando gritavas aos cinco ventos da nossa rua para que nos trouxessem para casa, porque era hora do banho, ou porque era hora da sopa, hora do dever de casa, de regar as plantas, de descascar

batatas, sim, agora me lembro de um brinquedo jogado num canto, lembro-me de um irmão sorrindo para a lua, da minha caçula irmã pedindo aos céus um bom namorado, e até me esqueci de quem fui, do que sou e do que poderei fazer para que o teu nome nunca despenque da minha boca

e jamais caia da minha tez, porque tu foste a minha Razão, e nenhum tormento meu veio de ti, senão o fato de eu lutar para apreender-te aquela candura de que falei lá em cima, a luta para pregar no meu coração aquela tua facilidade em lidar com as mais duras lágrimas, Mãe.
******
Este texto foi escrito de uma vez, em minutos, em homenagem à Sra. Ignez, falecida anteontem, 18-09-2006, mãe da minha amiga Rosana Prada.

Rosana
Rosana Prada
******

Esta entrada foi postada em arte.

Deixe um comentário

