Tu te lembras, sim…

Contos da minha casa – 5

Uma avó de uma amiga minha completou noventa anos – eu disse uma avó porque, afinal, todos temos mais de duas avós -, e as cantigas de sempre logo se fizeram ouvir, devido ao fato de que não há festa de noventa anos todos os dias, todos os meses, sequer todos os anos, não é mesmo, gracinhas e joões ?

Embasado nisso, e embasbacado após ver uma linda foto da festa de aniversário 90 de uma avó de uma amiga minha (ufa !), fiz de conta que era comigo, e revi a minha avó, melhor, uma de minhas avós bem aqui ao lado meu, toda liru-liru, empetacadinha, lindinha e ainda e sempre brabinha que só ela. É… falo da minha avó paterna, cuja graça era Senhorinha, isso mesmo, basbaques, este era o nome dela registrado em cartório: Senhorinha Maria de Jesus.

Era baixinha, muito brava, mas só de mentirinha, assim com um ar de Dom Casmurro (parte do livro, porque as partes do livro onde entra a tal da Capitu… isso aí, podem deixar de lado, por enquanto, hehe), e ela estava sempre a fazer alguma coisa (escrevi como em Portugal: a fazer), ou seja, não havia como qualquer minuto passar ileso por ela. Minha mãe é igual a ela, neste particular.

Pois bem, criaturas de nenhuma delonga, apressadas pelo século 22 em suas mentes e corações, o fato é que eu me regozijei de tal forma em saber que ainda há noras bacanas que verdadeiramente amam as suas vovós e as vovós do sogro e da sogra, vovós do marido, vovós do mundo, enfim, todas as avós, que eu quase cheguei

às lágrimas (breve arquitetura do choro, no dizer do poeta português Eugénio de Andrade). Vejam só a audácia do bofe, melhor, a fraqueza do perverso e (segundo más línguas) pervertido ser, tendo a audácia de esboçar um chorinho regado a caipirinha e sambinha com molejo, pra dissimular a saudade de sua queridas avozinhas…

Mil milhões de anos às vovozinhas ! (dos vovozinhos, direi depois).

DMC
*******
Obs.: Escrito imediatamente após eu ter visto uma foto no site namaste2, no FLICKR, da minha amiga MÁRCIA KAWABE, às 15:36 h, 20-06-2007.

Anúncios
Esta entrada foi postada em arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s