Heber Matos Cunha
(19-12-1952 / 21-10-1986)

A VIDA E A MORTE EM CADA UM

Hoje, 21 anos depois do seu falecimento, lembro-me do meu irmão Heber – rebelde inato, preso ao momento, generoso como poucos e, quando preciso, capaz de enfrentar batalhões. E esta relembrança parece dizer que não o conheci bastante, que não saímos juntos tanto quanto seria de se esperar entre pares; ir juntos, por exemplo, ao futebol ou para bebericar umas e outras. Éramos bem diferentes.

Dentro de um livro encontrei a folha nº 2 da Lista de Presenças ao seu enterro, ou gurufim, sim, porque gurufim é um enterro alegre – hábito muito comum principalmente nas rodas de sambistas no Rio, também na Bahia não era incomum ter velório em que o morto era louvado com genuína alegria – e se relembrava um caso aqui, outro ali, peripécias, harmonias e desarmonias. Isto ainda existe, mas é pretexto para imbecis e vadias de todo tipo darem a cara, marketing – que é uma palavra do nosso idioma oficioso. Há um livro, escrito por um mineiro, chamado Nosso Alegre Gurufim.

Numa época -não uma Era- na qual todo resquício de respeito está definitivamente morto, em que o abdôme das notícias gesta somente monstruosidades, talvez fique bem o simples registro de um velório há tanto tempo (medida humana) acontecido, independente do tipo de relação com o morto, a morta ou a morte.

Longa vida às mortes relembráveis sem maiores traumas. Ah, em tempo: ele faleceu devido a complicações do diabetes, descoberto tardiamente, morrendo dois anos depois. É o do meio, na foto, à direita de sua companheira.

Anúncios
Esta entrada foi postada em arte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s