CONSCIÊNCIA

Ciro, lavador de carrosOntem, 20 de novembro, foi um feriado singular entre tantos. Vejamos. Feriado em 275 cidades, de um total de 5507 (IBGE, há 1 ano). Mas como é possível ? Uma lei diz que os municípios podem ter quatro feriados por ano, promulgados ou oficializados pela prefeitura.

Dia de folga na maior cidade do país, mas não numa de suas cidades-satélite, cidades-dormitório, que é Taboão da Serra; mas logo ali, na forte Guarulhos, foi feriado.

Juristas há que são favoráveis a estes dias comemorativos, creditados pelas prefeituras, já que a lei lhes dá este respaldo; mas outros entendidos são contra tais distorções, ou aberrações.

Fico pensando se em cidades que tiveram e têm VERDADEIRAMENTE tudo a ver com o fim da escravatura, ou escravidão, foi feriado, ou se essa manha, tolice, solércia, ou piada de nome Dia da Consciência Negra (em Alagoas, terra do escritor Graciliano Ramos, inaugurou-se o Parque Memorial dos Quilombos) ficou restrita a muitas cidades que nem eram nascidas quando, em Sabará, Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara, em Catas Altas e Paracatu, e noutras como Parati e Rio de Janeiro, rios de sangue regavam trilhas por onde mulas, jumentos, cavalos, negros e negras, gemiam sob quatro amarelos: o amarelo dos dentes dos feitores, o do ouro, o do sol tropical e a amarela derme dos vampiros europeus.

Pode ser que nestas e noutras cidades, todas com razões sólidas para tais decretos de suas repectivas prefeituras, seja feriado (no Rio é). Pode ser que em Olinda e no Recife – ambas têm história – se tenha estado de pernas pro ar, ontem.

Porta para o racismo ? A porcentagem de vagas para negros na universidade é algo para rir, ou para se somar à insônia ?

DMC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s