caras & bocas

Maurino Araújo - Museu Afro Brasil

Caras e bocas todos temos, às vezes, usamos várias por dia, dependendo do assunto no qual a pessoa se mete, dependendo do ambiente ao qual tenha sido ou não tenha sido convidada, e esteja sentindo-se fora de foco, sendo necessário usar uma cara ou uma boca diferente, para talvez girar a situação a seu favor, ou simplesmente escafeder-se das companhias estranhas ao seu saber, à sua ignorância.

Viver de amor, diz uma canção, mas vive-se bem sem amor à vista, é o que parece, dado o número de gente sem ter com quem trocar certas dúvidas mais sérias, e alegrias às tantas da madrugada, ou consertar o estrado da cama, e coisas do gênero, as quais só mesmo quem se acha feliz pode perceber com detalhes.

Há alguns meses entrei na série de museus que estão localizados na praça da liberdade, em belo horizonte, uma área e um conjunto de prédios governamentais todos eles reformados e adaptados para serem museus. Uma beleza. Num deles vi alguns trabalhos do Maurino Araújo, pessoa de trato ameno, artista de fato com A maiúsculo (não o vejo pessoalmente há anos). Fiquei ali uma vez mais frente a algumas peças de sua autoria, e sempre que vejo obras de qualquer tempo da cepa mineira, barroca ou não, eu me espanto com a cara de espanto das figuras, todas elas imersas num não sei quê de pasmo com a existência, algum sofrimento maior do que o sofrimento físico perpassa a cara daquelas criaturas. E então digo a mim mesmo que eu gostaria de ter vivido naquele tempo – mas desde que eu tivesse constantemente a consciência plena de como seria o tempo ou a era de hoje.

Bom, este assunto torna-se até interessante, caso a gente se lembre da diversidade diária de caras feias e bocas torcidas que não nos desejam nem bom-dia e nem boa-noite. Sim, as pessoas estão com muita pressa de dizer que estão mortas. Mas onde será que se reunem tais tipos de mortos ?

Texto: Darlan M Cunha
Imagem: obra de MAURINO ARAÚJO (Rio Casca, 1943 -, MG, Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s