sagração

sagração***

     Apesar de eu ter “nascido com um livro nas mãos”, no dizer do meu avô Dino, em geral, não sou de ficar indicando livros, nem mesmo os que escrevi. Quer dizer, quanto a estes, necessário se faz que o autor ou autora os divulgue, ou ficará muito mal consigo mesmo/a, isso porque o ato de escrever, pintar, tocar um instrumento pressupõe de modo natural, obrigatório, que a pessoa, fonte de tal abstração ou concentração, divulgue seu esforço psíquico, tentar dar uma ideia do quanto pode penetrar num tema.

     Um livro que até hoje me faz viajar, me deixa fluindo e ridente quando releio meia dúzia de suas páginas de vez em quando é o Dom Quixote, pois eu acho que consigo visualizar os tortuosos caminhos nos quais se meteram Sancho, Quixote, o cavalo Rocinante e a mula do gordo e sempre reclamão Panza.

     Mas um livro de agora que me agradou pela dicção ou pela fluência, devido a que entra e sai por esquinas diversas, o que nos pode fazer pensar em vários temas, foi o livro do artista plástico Nuno Ramos, paulista, de nome Ó, um livro algo assim fugidio do linear, merecedor de que se releia algumas de suas páginas de vez em quando. Ninguém o recomendara a mim, mas o instinto, após folheá-lo de modo aleatório numa livraria, deu o veredicto. Quase o mesmo se deu quanto ao paulista Raduan Nassar (Lavoura arcaica // Um copo de cólera // Menina a caminho), escritor o qual quase ninguém conhecia quando me deparei com seus dois primeiros livros numa biblioteca em Belo Horizonte. E foi assim também com o trabalho do poeta amazonense Vicente Franz Cecim (Andara // Serdespanto). Por último, Manoel de Barros, sem que eu pudesse imaginar que com ele um dia me encontraria numa noite de autógrafos dele aqui em BH (escreveu para mim, “poeta da música”, segundo ele, sempre risonho e naturalmente afável, uma dedicatória no Livro de Pré-Coisas), acompanhado que ele estava, entre outras pessoas amigas, pela atriz e amiga Cássia Kiss, divulgadora entusiasmada do trabalho poético dele.

Foto e texto: Darlan M Cunha

Deixe um comentário

