babel moderna – 5

dsc01636

voar, voar, voar // soltar penas de pássaros no ar (Paulinho Pedra Azul, MG)

*

      Aqui, em babel, é onde uns dançam, outros cantam, outros comem, outros não comem e não bebem, onde muitos infelizes iam cada vez mais aos braços de pastores, de bispos, de chantagistas da bolsa de valores, mãozinha nas coxas da criança, e por isso mesmo foram mortos, tivessem sido pais-de-santo ou pais do diabo, tiveram o fim merecido por enganar pensionistas do INSS.

     Aqui, em babel-salvador, e noutras aldeias desgostosas por verem este nome simples de aldeia ser mal misturado, aqui se esguicha ansiedade nos jardins e hortas, muitos morrem atropelados, enquanto outros acham que encontram a si mesmos quando medem forças e fraquezas num motel; outros há que fogem da polícia, polícia a qual foge dos magistrados, e estes nem sempre dormem em paz. Mulher leviana em casa, homem sujo dentro das quatro linhas da casa, é assim que as coisas acontecem em babel horizonte (o rio morreu já faz muito tempo), sabem que roupa suja se lava é na rua, e aqui a rua é O Cara, o espetáculo cotidiário sobre o qual as pendências jurídicas não têm nenhum valor.

     Aqui, em babel do sul marravilha, é proibido fumar, gritar durante cirurgia (mesmo sob anestesia), e durante o coito, é proibido dar esmola (barbaridade, chê, manézinho), bem como pendurar roupas nas janelas dos apertamentos. Lembro-me do livro Os Ratos, do psiquiatra Dionélio Machado, médico-craque.

     Na grande babel do amazonas land e na babel tocantins (palmas para quem as mereça), em todo este pequeno território, e em todos os outros, é preciso saber por que é que se diz que as coisas andam de mal a pior, segundo uns; mas, segundo outros, as coisas não poderiam estar melhor, ou seja, as antíteses de sempre: quando um chora, o outro ri. Babel é isso, e mais.

*

foto e texto: Darlan M Cunha

arte mural: GUD (Belo Horizonte, MG) >>> fone: 9-8721-1025

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s