Nacos & Tragos

Quem estiver com disposição, vá a algum dos (ou em vários) 41 botecos do Festival Comida di Buteco, de 09 de abril a 09 de maio, em Belo Horizonte – cidade cujos habitantes fazem dos bares a sua praia, e por isso mesmo é que Belô é conhecida como a capital dos bares, por ter algo em torno de dez mil bares, restaurantes lanchonetes e similares.
SAIBA MAIS:

Comida di Buteco

***

And I found a new drink to add to my list of favorites! Guarana (Gwa-rah-NAH). Wow. What have you Brazilians been hiding from us? EXCELLENT!!

CLAY AIKEN, cantor, via blog SINESTESIA

***

caipirinha-e-alua-2.jpg

(foto e receita: UAÍMA)

ALUÁ

Lave bem um abacaxi, descasque-o e ponha as cascas em 1 ou 2 litros de água, açúcar a gosto, dois ou três cravos ou uma pequena lasca de canela (ou nenhum deles). Ferva.

Coe e deixe esfriar. Sirva gelado.

***

PURÊ DE INHAME :

1 quilo de inhame

2 xícaras de leite quente (chá)

2 colheres de margarina, ou meio a meio: margarina e manteiga (sopa)

sal, pimenta do reino, manjericão e salsa

Preparo:

Cozinhe o inhame com casca em água com sal até amaciar bem. Escorra, descasque e esprema. Ponha a massa numa panela e vá juntando devagar o leite e a manteiga, e mexa bem, até ficar bem homogênea a massa.

Contorne as bordas da vasilha (pirex, cerâmica, metal…) com linguiça fina, bem sequinha. Enfeite com salsa ou manjericão.

***

rosa amarela do meu jardim

LICOR DE ROSAS

Ingredientes para 1 litro de licor:

½ litro de aguardente de boa qualidade
½ litro de açúcar
½ litro de água
4 mãos cheias de pétalas de rosas

Limpe as pétalas com pano seco. Não molhe. Cubra as pétalas com a cachaça e deixe num vidro tampado, em lugar fresco, durante pelo menos 10 dias.

No dia de fazer o licor comece pela calda: misture bem a água e o açúcar. Tire a espuma que fica por cima. Deixe ferver sem engrossar, coe a infusão e então misture com a calda ainda quente. Prepare um escorredor seco, bem limpo e, de preferência, use tecido de algodão para coar a mistura, que é para apurar melhor o sabor.

Espere alguns dias antes de experimentar – pelo menos uma semana. Esta é uma receita que também pode ser feita com maçã, abacaxi, morango, entre outras frutas.

*****

A receita deste licor de rosas é da Dona Madalena, da Associação Comunitária de Pinheiro Grosso, distrito de Barbacena, MG, Brasil.

*****

Licor de Abacaxi a Moda da Edina

Ingredientes:

um abacaxi, 300 gramas de açúcar, três litros de água
cravo e canela a gosto
meio litro de cachaça
obs:
a cachaça fica pela escolha de cada um, mas
quanto melhor a qualidade, mais refinado é o sabor

Modo de Preparo:

descasque e corte o abacaxi em pedacinhos, coloque pra ferver com a água e o açúcar, o cravo e a caneladepois de uma a uma hora e meia, acrescente a cachaçadeixe esfriar, leve para a geladeira, e sirva geladinho

*****
Anúncios

3 comentários em “Nacos & Tragos

  1. Camila Santos disse:

    acho que vcs deviam ter falado mais um pouco da bedida aluá pois assim teria mais exclusividade
    eu fal isso porque tem pessoas que hoje em dia querem saber mais um pouco assim com :*o historico do aluá,como chegou ao brasil,como era preparada pelos negros,como é preparado hoje em dia,suas ilustrações e mais coisas!!!
    espero que vcs mim copriendam ate mais um bjao!!!!!

    Curtir

  2. uaíma disse:

    Prezada Camila Santos,

    este é realmente um refresco excelente em todos os aspectos: o odor, a cor amarelo-translúcida, a facilidade de preparo, o fato de evitar desperdício, e o fato inconteste de ser um ótimo diurético.
    Muitas vezes, ainda eu criança, bebi esta maravilha. E ainda hoje não a dispenso. Assim sendo, prometo falar um pouco mais acerca do aluá – mas já adianto que será difícil saber como foi que este hábito chegou até nós. Abacaxi também é ananás, e os nossos avós, os africanos, com toda certeza, preparavam-no – o mesmo se pode dizer dos escravos aqui no Brasil, os mesmos que descobriram como aproveitar o melaço, a garapa, enfim, até chegarem à bebida nacional que é a pinga, ou cachaça.

    Um abraço. Grato pela visita. Volte sempre.
    Darlan M Cunha

    Curtir

  3. cilene disse:

    GOSTARIA DE SABER SE VCS TEM RECEITA DE LICOR DE CACHAÇA PARA ME PASSAR FICARIA IMENSAMENTE GRATA.
    GRATA.
    CILENE

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s