histórias

contraste

*

@uaíma.1
O mundo mudou muito nos últimos 30 anos, quebrou ossos e inventou a Pressa Continuada e Crescente, quer uma hora a mais para os preços de todo santo dia. Em vão, você baba e cospe, dá uma banana com o cotovelo dobrado, mostra aquilo, em vão, você procura um sorriso aberto de fato, vindo pela calçada, e eis que o milagre acontece: você encontra o sorriso, e haja conversa e risos, porque hoje é domingo, então, dê um tempo e vá firme ao dia, esqueça a bolha no pé, ó, e aquele telefonema para a Vovozinha ? Chega de blá-blá-blá com gatinho tal, gatinha tal, escritório de não sei o quê, e tome blá-blá-blá, vá ver o Vô.

@uaíma.2

Até que contes toda a tua história, quanta água sob a ponte, quanta conta de nada, quantos cães uivando contra a rua, e quantos ais num muro pardacento ? Sim e não, lembra que a aldeia és tu, tu que só saberás de ti se te enredares com tudo, e assim tua sombra te mostrará que és alguém, ainda que improvável para certas atitudes perante o mundo maluco beleza [R. Seixas], insolúvel em água ruim. Assim, enquanto teces tua trilha, tua memória recebe tudo em lugar seguro, isto é, no íntimo teu e, quiçá, no de alguém, não te preocupes. Note que aqui não é consultório sentimental, e porque muitos amanhãs esperarão por ti, continuarás sendo puro arco-íris, anéis de Saturno. Domingo de pernas pro ar.

*

Filés de peixe ao molho de tomates, com batatas, cheiro verde, azeite, pitada de açafrão, vinho branco.

>>>

UAÍMA

Nguyễn Thị Phương Trâm: There’s magic in translating a body of work from one language to another.” https://nguyenthiphuongtram.com/

Deixe um comentário