POST nº 1006: Ágora: a praça pública onde cidadãos gregos antigos discorriam sobre tudo.

Degraus, assentos: Teatro ao ar livre AROLDO TENUTA, na avenida Prof. MÁRIO WERNECK – bairro BURITIS, BÊAGÁ

LER É VIAJAR

Durante alguns anos li muito os gregos: seu teatro (Ésquilo, Eurípedes), sua poesia (Homero e a poetisa Safo, nascida e vivida na ilha de Lesbos, daí lesbianismo), sua política (Platão), sua filosofia (Sócrates e o satírico insuperável que vivia dentro de um grande barril, com seu amigo cão, o filósofo Diógenes, O Cínico), seus historiadores e viajantes (Heródoto, Tucídides), seus matemáticos (Aristóteles, Pitágoras, Tales de Mileto), seu orador máximo (Demóstenes), sua sátira (Aristófanes escreveu A Assembleia das Mulheres, e Lisístrata: A Greve do Sexo, no qual ele diz que as mulheres atenienses, para forçar os homens a parar com as guerras, fizeram greve geral do sexo; um livro hilário e ao mesmo tempo sério, escrito em 411 a.C.

ÁGORA = PRAÇA

Lembrei-me disso ao rever estas fotos que fiz no bairro Buritis, aqui em BELÔ, e também me lembrei que o brasileiro/a não tem o hábito agradável de frequentar praças – um local, em geral, dominado por drogados, pixadores, por brigões entre turmas, local tornado dormitório, sanitário, vizinho e vizinha despejando lixo na praça onde um dia houve grama, e por aí vai a inconsciência, o nivel absurdo de egoismo do brasileiro em geral no que diz respeito ao assim chamado bem comum.

Teatro de Arena AROLDO TENUTA – Bairro BURITIS, BELO HORIZONTE / BÊAGÁ, BELÔ

Darlan M Cunha

Faça-me uma visita aqui: POEM HUNTER: https://www.poemhunter.com/poem/natural-fever/

3 comentários sobre “POST nº 1006: Ágora: a praça pública onde cidadãos gregos antigos discorriam sobre tudo.

    1. É isso aí, caro Estevam. Sempre tive muito apreço pelas praças, até porque, praça, para mim, tem algo de aconchego, de útero.

      Até.
      Darlan

      Curtir

Deixe um comentário